Postagens populares

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

REDAÇÃO DEZ - UFSM/2006

<DATAS COINCIDENTES NO VESTIBULAR: UMA FÁBULA SE REPETE (O CRAVO E A ROSA II)

Enquanto não se oferece oportunidade para todos os que gostariam de cursar o ensino superior, discussão primeira que deveria estar sendo levada a termo, atemo-nos a PERFUMARIAS como esta: coincidência de datas dos vestibulares da UFRGS e da UFSM.

Duas opiniões se contrapõem: quem se posiciona contra, alega que a justaposição de data favorece os candidatos da região, entre outras razões. Ora: acaso os mais próximos da "outra" instituição, seguindo o mesmo raciocínio, em contrapartida, não estariam favorecidos acolá?

Tal situação também pode remeter o observador a uma impressão de disputa entre as instituições, a fim de ver quem ou que FLOR atrai mais, cada qual com seu perfume: será que o cravo brigou com a rosa DE NOVO?

Uma data comum ajuda o candidato a focar seu objetivo prioritário. Afinal, é bem verdade que um grande número de vestibulandos estão apenas "FAZENDO POR FAZER", ou garantindo uma segunda opção. A data única diminui estes casos e estimula uma reflexão mais séria sobre a região e a instituição em que se fará a vida acadêmica.

Para amenizar a sensação de BAIRRISMO, fica proposto que TODAS AS FEDERAIS adotem uma só data. Porque o importante é estar cheiroso. Já a marca do perfume e a loja onde se compra, bem, isso é assunto para boticários.

JOEL ELOI FRANZ (10º lugar, no curso de Ciências Econômicas, VESTIBULAR UFSM/2006).