Postagens populares

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

QUATRO CONTOS DE PRIMEIRAS ESTÓRIAS - G.ROSA

GUIMARÃES ROSA E AS PRIMEIRAS ESTÓRIAS – Lembre que o foco narrativo de Primeiras Estórias apresenta dez contos em terceira pessoa: As margens da alegria, Famigerado, Sorôco, sua mãe, sua filha, A menina de lá, Os irmãos Dagobé, Nenhum,nenhuma, Seqüência, Um moço muito branco, Substância e Os cismos. Os outros onze são em primeira pessoa: A terceira margem do rio, Pirlimpsiquice, Fatalidade, O espelho, Nada e a nossa condição, O cavalo que bebia cerveja, Luas de mel, Partida do audaz navegante, A benfazeja, Darandina e Tarantão, meu patrão. No entanto, em apenas duas dessas histórias – Perlimpsiquice e O Espelho – esse narrador em primeira pessoa é o protagonista. Nas outras nove, ele é um espectador privilegiado dos fatos ou ligado por laços de amizade ou parentesco com o protagonista. Observe, na seqüência, a síntese de quatro dessas vinte e uma histórias:

Fatalidade - Zé Centeralfe procura o delegado de uma cidadezinha, queixando-se de que Herculinão Socó vivia cantando sua esposa. A situação tornara-se tão insuportável que o casal mudara de arraial. Não adiantou: o Herculinão foi atrás.
O delegado, misto de filósofo, justiceiro e poeta, depois de ouvir pacientemente a queixa, procura o conquistador e, sem a mínima hesitação, mata-o, justificando o fato como necessário, em nome da paz e do bem-estar do universo.

Tarantão, meu patrão - O fazendeiro João - de - Barros - Dinis - Robertes tem uma surpreendente explosão de vitalidade em sua velhice caduca. Como se fora um Quixote, determina-se a matar seu médico: o Magrinho, seu sobrinho - neto. Ao longo da viagem rumo à cidade, recruta um bando de desocupados, ciganos e jagunços, que acatam sua liderança, pelo carisma natural do velho. Chegando à "frente de batalha", Tarantão percebe que era dia de festa: uma das filhas de Magrinho fazia aniversário. O susto inicial, provocado pela invasão do "exército", transforma-se em alívio quando o velho discursa, dizendo de seu apreço pela família e pelos novos amigos, colecionados ao longo da última cavalgada.

A benfazeja - Mula- Marmela era mulher de Mumbungo , sujeito perverso que se excitava com o sangue de suas vítimas. Esse vampiro tinha um filho, Retrupé , cujo prazer só diferia do do pai quanto à faixa etária das vítimas: preferia as mais frescas.
Apesar de amar seu homem e ser correspondida, Mula-Marmela não hesitara em matá-lo e depois cegar Retrupé, de quem se torna guia. Passado algum tempo, resolve assassiná-lo: percebe que esta seria a única maneira de refrear o instinto de lobisomem do rapaz.

Nenhum, nenhuma - Uma criança, não se sabe se em sonho ou realidade, passa férias numa fazenda, em companhia de um casal de noivos, de um homem triste e de uma velha velhíssima, de quem a noiva cuidava. O casal interrompe o noivado, e o menino, que conhecera o Amor observando-os, volta para a casa paterna. Lá chegando, explode sua fúria diante dos pais ao notar que eles se suportavam, pois tinham transformado seu casamento num desastre confortável.