Postagens populares

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

TROCANDOIDEIA: AS DOZE LEITURAS OBRIGATÓRIAS - UFSM/2009

TROCANDOIDEIA: AS DOZE LEITURAS OBRIGATÓRIAS - UFSM/2009

<

AS DOZE LEITURAS OBRIGATÓRIAS - UFSM/2009

<

01. SERMÕES DO PADRE ANTÔNIO VIEIRA – BARROCO SÉC XVII

- Caráter retórico e barroco (XVII), moral religioso e social

- Sermão de Santo Antônio aos Peixes: alegoria; crítica aos vícios e vaidades, aos colonos maranhenses.

- Sermão da Sexagésima: Defesa da palavra de Deus; metalinguagem. Sermão sobre o sermão: critica ao estilo

cultista em prol do conceptismo (valorização do conteúdo); contradição formal.

Romantismo (1ª metade do século XIX)

02. POEMAS DO ROMANTISMO – SEGUNDO IMPÉRIO

1ª Fase: indianista e nacionalista – Gonçalves Dias e G. de Magalhães (valorização da pátria, da natureza),

idealização da mulher.

2ª Fase: ultra-romântica/mal-do-século - Alvares de Azevedo (negativismo, melancolia, tédio, morte, mulher tripartida); Casimiro (nostalgia): Fagundes Varela (transição, elegia)

de Abreu (ideal da infância) Fagundes Varela (poeta de transição para a 3ª fase.)

3ª Fase: condoreira – Castro Alves (antimonárquico e antiecravagista) Poesia social, abolicionista, erotismo.


03. LIBERTINAGEM E ESTRELA DA MANHÃ – MANUEL BANDEIRA – MOD 22

- Liberdade formal (versos livres) e de conteúdo.

- Coloquialismo, fusão de poesia e prosa (diálogos), humor (negro), lirismo.

- Cotidiano e temática do “eu” (autobiografia e melancolia).


04. ANTOLOGIA POÉTICA, de VINÍCIUS DE MORAES – MOD 30

Obra dividida em duas fases.

1ª fase – estilo neo-simbolista, conotações espirituais, conflito entre corpo e alma, versos longos;

2ª fase – voltado para a realidade, amor em múltiplas manifestações (com a fusão do corpo e alma,

sensualidade, destruição dos complexos de culpa e do mito do amor eterno), valorização da mulher,

cotidiano e denúncia social (II guerra mundial, desequilíbrio e injustiça social);

Regerenação do soneto (versos decassílabos e alexandrinos), caráter recitativo e coloquialismo,

musicalidade grande compositor da MPB – Bossa Nova.


05. OS MELHORES POEMAS, de MURILO MENDES – MOD 30

- Poesia com apelo à musicalidade e visualidade (imagens barrocas e surreais, com a conciliação de opostos

real e transcendente, material e espiritual.

- Influencia inicial dos modernistas de 1922, poema-piada e paródia.

- Mesmo marcada pela espiritualidade simbologia-cristã, sob uma ótica social denúncia as mazelas do mundo;

a guerra, a desumanização, o conflito do ser, a morte, apontando como caminho a luz e o amor.


06. CONTOS DE MACHADO DE ASSIS - REALISMO06

- Crítica às aparências da burguesia, materialismo, egoísmo, hipocrisia, pessimismo, ironia.

- Analise psicológica, ambigüidade feminina, relativismo e ceticismo.

- Comentário sobre um dos seis contos - O Alienista.

Narrador em 3ª pessoa onisciente e voz das crônicas de Itaguaí carnavalização e paródia da ciência;

conflito entre a razão e a loucura (Dr. Simão Bacamarte);

Personagens caricaturizados (dono da verdade, bajulador, vaidoso, corrupto, modesto, etc.)


07. LAÇOS DE FAMÍLIA, de CLARICE LISPECTOR – CONT

- Narrativas urbanas, intimistas (existencialismo) e epifânicas.

- Temática “estar no mundo” e sua problemática, solidão, loucura, desestrutura do ser e da família

- linguagem das “entrelinhas”, monólogo interior.

- fluxo da consciência, choque de identidade EU X NÃO-EU


08. PRIMEIRAS ESTÓRIAS, de JOÃO GUIMARÃES ROSA – CONT

- 21 contos: regionalismo universal, fantástico, existencialista (vida, loucura, alegria, transitoriedade).

- Personagens são seres de exceção: crianças, velhos, jagunços, marginais, paranormais, inadaptados à realidade.

- Linguagem funde o culto com o popular, sintaxe própria, oralidade, neologismo, metalinguagem.


09. FELIZ ANO NOVO, de RUBEM FONSECA - CONT

-15 contos ultra-realistas que tematizam a violência urbana, o caos social, a corrupção, a impunidade, a tragicidade, e crueldade.

- Linguagem referencial, direta (realismo objetivo) impessoalidade.

- Desequilíbrio social (executivos/industriais, versus marginais/assassinos e assaltantes.

- violência como catarse.


10. VOO DA MADRUGADA, de SÉRGIO SANT’ANNA - CONT

1ª Parte: 12 contos de caráter intimista e metalingüístico. Numa atmosfera sombria, escura, há a reflexão sobre a existência, a morte (confortadora) e sobre a escrita.

2ª Parte: o Gorila – novela dividida em três partes, sobre um solitário aposentado, divorciado, Afrânio Torres Gonzaga, 54 anos, que mantinha relações telefônicas com diversas mulheres e acaba se suicidando.

3ª Parte: 3 contos-ensaios, sobre o olhar, a reflexão e analise de uma tela (a mulher nua); de um fato do Rio antigo (A figurante); de pinturas (completando as meninas de balthus).


11. OS TAMBORES SILENCIOSOS, de JOSUÉ GUIMARAES - CONT

- Narrativa político-social, na linha do realismo-fantástico, que denuncia caricaturescamente o sistema

autoritário e ditatorial com suas malesas, repressão, censura e tortura (Alegoria política)

- Na fictícia cidade gaúcha, Lagoa Branca, na semana da Pátria, em 1936, desenrola-se a historia sob a ótica do narrador 3ª pessoa onisciente e sob a visão (binóculos) de 7 solteironas (irmãs Pilar, todas com o prenome de Maria), que bisbilhotam a vida alheia.

- Mária da Glória, cega, confecciona pássaros de papel.

- Há ainda o prefeito (Cel. João Cândido), Cap. Ernesto Salgado (sua esposa, D. Isabel, traía-o com o Sargento Deoclécio), o vereador Paulino Paim (mata a esposa, D. Flor, que o traia com o Jovem líder integralista, Rubem Muller).

- Fantástico: os pássaros negros fabricados por Maria da Gloria (cega), os tambores sem som na hora do desfile.


12. RELATO DE UM CERTO ORIENTE, de MILTON HATOUM - CONT

- Relato intimista, polifônico e intertextual da protagonista-narradora (sem nome) ao irmão que vive na Espanha, sobre sua busca inútil da identidade em Manaus.

- Personagens Inadaptados à realidade (loucura, suicídio, fugas, preconceito social (machismo), mortes e traumas.

- Clima de opressão e perdição em meio ao espaço geográfico de contornos variados (rio e floresta)

- Samara Délia, Soraia Ângela, Anastácia Socorro, Hindie Conceição, Hakim, Dorner

01. PADRE ANTONIO VEIRA1- Sermões, ÔNIO VIEIRA.